MIELOMA MÚLTIPLO
O mieloma múltiplo é um cancro formado por células plasmáticas malignas. As células plasmáticas normais são encontradas na medula óssea e são uma parte importante do sistema imunológico.
DIAGNÓSTICO DO MIELOMA MÚLTIPLO
Embora o mieloma múltiplo seja freqüentemente diagnosticado com base em testes, os sintomas do paciente e o exame físico realizado pelo médico também são importantes.
Um diagnóstico de mieloma múltiplo requer:
1. Um tumor de células plasmáticas (comprovado por biópsia) ou pelo menos 10% das células na medula óssea são células plasmáticas, e pelo menos um dos seguintes resultados:
- Nível elevado de cálcio no sangue;
- Pouca função renal;
- Baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia);
- Buracos nos ossos do crescimento tumoral encontrados em estudos de imagem;
- Uma área anormal nos ossos ou medula óssea em uma ressonância magnética;
- Aumento de um tipo de cadeias leves no sangue de modo que um tipo é 100 vezes mais comum do que o outros.
2. Quantidade igual ou superior a 60% de células plasmáticas na medula óssea.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Revlimid (lenalidomida) em monoterapia é indicado para o tratamento de manutenção de doentes adultos com mieloma múltiplo recém-diagnosticado que foram submetidos a transplante autólogo de células estaminais.
Revlimid (lenalidomida) em terapêutica combinadaé indicado para o tratamento de doentes adultos não elegíveis para transplante com mieloma múltiplo sem tratamento anterior.
Revlimid (lenalidomida) em combinação com a dexametasona é indicado para o tratamento de doentes adultos com mieloma múltiplo que tenham recebido pelo menos um tratamento anterior.
O medicamento Revlimid (lenalidomida) não tem registro no Brasil, mas pode ser importado em nome dos pacientes em tratamento.