Mieloma múltiplo tem sintomas silenciosos e exige atenção
O mieloma múltiplo tem origem na medula óssea, mas se espalha, pois a célula produz muita citocina (proteínas que modulam a função das células e auxiliam no controle imune), o que acaba interferindo em todo o processo do organismo e atingindo outros órgãos, principalmente os ossos e o rim.
Nesse problema, um grupo de células plasmáticas torna-se cancerígeno e se multiplica. A doença pode danificar ainda o sistema imunológico e a contagem de glóbulos vermelhos.
Apesar de não ser comum, este é o segundo câncer hematológico (ligado ao sangue) em incidência, depois do linfoma não-Hodgkin. Porém, é uma doença de difícil diagnóstico, pois os sintomas muitas vezes não são perceptíveis aos pacientes e até mesmo aos clínicos gerais. Em geral, os sintomas são:
- Dores ósseas, especialmente no peito, nas costelas e nas costas;
- Fraturas ósseas espontâneas;
- Hipercalcemia, níveis elevados de cálcio no sangue;
- Predisposição a infecções;
- Anemia, cansaço, fraqueza, palidez;
- Insuficiência renal;
- Confusão mental;
- Febre, perda de apetite e de peso;
- Fraqueza e entorpecimento dos braços e das pernas;
- Sede excessiva.
O tratamento, que inclui medicamentos, quimioterapia, corticosteroides, radioterapia ou um transplante de células-tronco, pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Neste caso, é importante que o especialista discuta todas as opções terapêuticas com o paciente, bem como os possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se encaixe em cada situação.
A PlanoImport, que assessora medicamentos de diversas patologia assessora o Empliciti, que trata esta doença. Para saber mais acesse a aba de importados do nosso site planoimport.com.br/medicamentos-importados/ ou entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3136-0646 / (19) 2660-0727 / (19) 99756-0646 / (81) 2626-1529.